terça-feira, 10 de agosto de 2010

Imperialismo, Neocolonialismo e a I Guerra Mundial

Após comentar as "três Revoluções Industriais" - se é que posso falar assim - no meu blog "E Pluribus Unum", passo a postar, a partir daqui (Comeniuscando), a evolução de meu pensamento sobre acontecimentos mundanos. Dando sequência ào período subseqüente à II Revolução Industrial, e que coincide com a III Revolução Industrial, temos o que chamou-se de Imperialismo e Neocolonialismo, que é o título deste "post".

Bom, como vimos na Revolução Industrial, a necessidade por matéria-prima tornou-se essencial. Com isso, o número de fornecedores e consumidores também aumenta, tendo em vista o interesse do comércio nos novos produtos. No fim do século XIX a concentração de riqueza e bens na mão de poucos passa a ser recorrente e a formação dos chamados cartéis, trustes e holdings é inevitável, monopolizando a produção e distribuição de mercadorias. A isso podemos chamar de imperialismo, especialmente por parte da Inglaterra, que controlava o comércio na época, além de ser a grande "máquina" da Revolução Industrial.

Pois bem, o neocolonialismo, que também coloquei como tema do "post", nada mais é do que consequência do imperialismo (talvez possa chamar de imperialismo britânico). Esse neocolonialismo ocorria especialmente na África e na Ásia e porque não dizer no Brasil? Ainda estávamos dependentes do comércio inglês e tivemos, por muito tempo, sob condições inglesas de negociar diretamente com outros países. Ocorre que o domínio não foi só econômico, o domínio era controlado pela chamada potência econômica, mas as condições iam além da importação/exportação de mercadorias.

A busca de matéria-prima era feita sem respeito à populãção local (que depois voltava em forma de produto industrializado). O que realmente estava em jogo eram os lucros obtidos com o produto, extraído e vendido mais caro. Isso gerou uma crise entre as nações, pois nem todas conseguiam se sentir contempladas com o "sistema" em voga, causando rivalidades e levando a Europa a iniciar a I Guerra Mundial e mudar todo o curso da história.

Por fim, durante o decorrer da I Guerra Mundial, os países precisavam da matéria-prima para duas coisas: consumo interno de produtos primários e comercializar os produtos industrializados, tendo em vista seus excedentes comerciais. Claro que mediante uma guerra isso não é fácil e por isso estourou. Sobre detalhes e participação dos países na I GM falarei em outro post, mas fica aqui o início desta batalha, que talvez muitos possam desconhecer.

Lembrem .'.
I Revolução Industrial (1750 + ou -), Inglaterra lança-se no mundo com seu advento das grandes navegações e utilização do carvão como fonte de energia,
II Revolução Industrial (1860 + ou -), participação de outros países como EUA e Ásia, a explosão do motor e o petróleo são os grandes destaques para o período, industrialização, comércio e busca de matéria prima, imperialismo e neocolonialismo, desembocando na
I Guerra Mundial (1914) e, por fim, na
III Revolução Industrial (1980), que apresentará elementos mais sólidos e importantes para o mundo, como surgimento de blocos econômicos, tecnologia de ponta, globalização, integração, diminuição da idéia de tempo/espaço, informatica etc.

3 comentários:

  1. oie eu adorei ler sobre o neocolonialismo

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VC É SHOWWWW Ô LÁ EM CASA!!!!!!!! BJIMMMMMMMMMMMM TEH +++++++

    ResponderExcluir