sábado, 14 de agosto de 2010

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

No post anterior falamos do imperialismo e do neocolonialismo que surge no fim do século XIX. Pois bem, falar da Primeira Guerra Mundial (I GM), que não é tão comentada como a Segunda, é remontar ao período do neocolonialismo e do imperialismo do final do século XIX, por isso é importante rever o post anterior. Assim, temos que as princípais razões para o início da I GM assentam-se na disputa pela África e pela Ásia como mercados de produtos industrializados e fornecedores de matéria-prima (necolonialismo).

A Alemanha se sentia excluída, pois tinha realizado tardiamente sua Revolução Industrial e não participou da "Divisão" dos dois continentes. Ela tinha produção, era uma das indústrias mais produtivas da Europa, mas lhe faltava mercado. No período, formou-se dois grupos, que são conhecidos: A Tríplice Aliança e a Tríplice Entente. A Tríplice Aliança era formada por Alemanha, Império Austro-Hungaro e Itália, já a Tríplice Entente estava formada por Inglaterra, França e Rússia.

Obviamente que ocorreu conflito entre os dois grupos, surgindo, assim, a chamada I Guerra Mundial, afetando todo o mundo. Foi um divisor de águas, pois o mundo havia mudado muito com a Guerra, especialmente pelo fato do eixo político ter se deslocado da Europa para a América. Os Estados Unidos da América passavam a ser uma grande potência, pois a economia européia não "andava" bem. Além das vidas perdidas na guerra, o parque industrial também estava acabado.

Com o fim da Primeira Guerra, temos, em seguida, a Revolução Russa, a primeira revolução socialista do mundo. O sistema capitalista deixava de ser o único no mundo, a partir daquele momento. Por curiosidade ou como alguns dizem F.Y.I. o fim da I GM foi estabelecido por meio de acordos de paz. O problema é que nenhum país aceita imposições de outros países, então começa a corrida armamentista, o nacionalismo, a xenofobia e este "barril de pólvora" que está se formando, desemboca na II GM, elemento de discussão de nosso próximo post.

Aguardo comentários...

Um comentário: