domingo, 22 de agosto de 2010

A II Guerra Mundial

Sabemos que com o fim da I Guerra uma série de acordos foram estabelecidos para manter a ordem no mundo, entretando, nem todos os países obedeceram aos acordos. Exemplo típico desta "desobediência" foi a Alemanha, que não aceitou o disposto no Tratado de Versalhes de 1919. As imposições feitas à Alemanha eram muitas: perda de território, indenizações, reparações pela Guerra, reconhecimento por ser a responsável da Guerra, dentre outras. Issto tudo contribuiu para a ascenção do Nazismo.

Fora isso temos um cenário atípico com relação aos outros países, que também contribuem para o estouro final para a II Guerra ter acontecido. Os EUA haviam se distanciado da Europa, como já mencionado o eixo do capitalismo transportou-se para os EUA e a Europa deixava de ser o foco econômico, a URSS estava isolada com seu novo modelo econômico que depois da Revolução Russa abandonaria o capitalismo. O Japão abandonou a Liga das Nações e aliou-se com a Alemanha contra a URSS, com os conflitos fronteiriços teriamos o tiro final para a II Guerra Mundial.

Depois disso, já conhecemos bem o que se passa na II Guerra Mundial, com o extermínio de judeus, ciganos, negros, homossexuais etc. O agravamento das tensões entre as potências e a destruição e ruína da Europa. Terminando a Guerra a hegemonia Européia deixa, de fato, de existir e a sua reconstrução só é alcançada com a ajuda dos EUA em seus diversos planos de apoio, que disputava "espaço" com a URSS, por conta do socialismo. Assim, entramos, depois, no cenário da Guerra Fria, a disputa pela hegemonia e pelo tipo de sistema mundial: capitalismo x socialismo.

Surgem, ainda, a bomba atômica, a criação da ONU, do Estado de Israel, e o cenário político passa a ficar tenso, pois o continuar de uma guerra poderia gerar mais morte e, quem sabe, o fim do mundo, uma vez que ambas as potências detiam o ciclo nuclear. Mas isso é assunto para o post sobre a Guerra Fria, que bipolariza o mundo, como já antevisto nas linhas anteriores. Evidentemente que seria muita pretenção minha querer escrever neste singelo blog toda a trama, toda a história e a carnificina da II Guerra Mundial. Trata-se apenas de uma "aide-memóire" para aqueles que querem ler rápido e entender um pouco mais da história do que se passou.

Um comentário: