segunda-feira, 16 de agosto de 2010

E a Europa no Entre-Guerras?

Bom, com relação à Europa, podemos dizer o mesmo que já foi dito. Tudo girava em torno da disputa pelos mercados consumidores de produtos industrializados. Isto é, as potências que transformavam a matéria-prima em produto industrializado queria se "desfazer" dos seus produtos comercializando e recebendo lucro. Acontece que todos os países industrializados queriam a mesma coisa e disputavam seu espaço ao mesmo tempo.

Então a disputa foi acirrada entre os mercados consumidores e busca de fornecedores, que acabavam sendo os países do terceiro mundo (hoje chamados de 'em desenvolvimento'). Para se ter uma noção, o liberalismo, que era a essência do capitalismo na época, perdia sua função, porque sem a participação do Estado na economia o surgimento de monopólios tornou-se presente, não existia a teoria da oferta e procura.
Os EUA, que não participaram ativamente da Primeira Grande Guerra, tornaram-se potência e passaram a fornecer alimentos para a Europa. Terminando a guerra, a Europa volta a produzir e diminui a compra dos produtos americanos. De toda forma, os EUA não paravam de produzir, gerando excedente. Resumindo, os produtos tomaram conta do mercado, não podiam ser vendido e as dívidas feita aos bancos ficaram sem ser paga. Resultado: crise de 1929.

Quer dizer, quebrando os bancos, quebram os empresários (pois estão sem recursos - empréstimos - investimento), aumenta, assim, o desemprego, a Bolsa de Nova York entra em queda, a desvalorização do dinheiro é alta, muita gente quer vender e pouca gente quer comprar e o esperado só pode ser mesmo uma crise de tamanhos globais, tendo em vista o papel dos EUA naquela época.

É dai que surge o famos Keynes, com a política do New Deal, onde colocava-se um ponto no liberalismo e o Estado passava a regular as atividades economicas.  Para a Europa, os nacionalismos só aumentavam, a xenofobia era mais uma razão para se reforçar o exército até a chegada da maldita II Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário