domingo, 13 de janeiro de 2013

Aquecimento global - Texto de Trabalho


De acordo com estudiosos, cientistas e teóricos, a temperatura do Planeta Terra vem aumentando ao longo dos anos e, segundo estudos realizados, a tendência é que esta temperatura continue a aumentar nos anos vindouros. Apesar de diversas teorias contrárias, boa parte dos relatórios encomendados por diversas organizações internacionais apontam que a causa para este aumento se deve principalmente às ações antrópicas. Estas, por sua vez, contribuem para o aquecimento com a emissão de gases de efeito estufa, possivelmente a atividade que mais ocasionou as mudanças climáticas no último século. 

Partindo do princípio dos relatórios, este aquecimento se deu por conta das crescentes concentrações de gases de efeito estufa, como resultado da atividade humana, especialmente pela queima de combustíveis fósseis e a deflorestação. Como resultado deste aquecimento global podemos citar o aumento do nível do mar, mudança de precipitações, enchentes e secas em diferentes regiões do globo, recuo das geleiras, extinção de espécies, produção agrícola e acidificarão oceânica. 

Associado ao problema do “buraco” na camada de ozônio, o que acontece no caso do aquecimento global é que os gases impedem que os raios solares (ultra-violetas) ao entrarem na atmosfera sejam refletidos e retornem ao espaço. Uma vez que a emissão de gases e outros produtos são lançados na atmosfera, ficam presos, criando outra camada que impede que o calor gerado na Terra escape para o espaço, dando a impressão de que o Planeta está dentro de uma grande estufa. Assim, o Planeta esquenta e não permite que o calor saia, modificando as condições de temperatura do planeta. E além disso, destroem a camada de ozônio que filtra os raios solares, isto é, o efeito dos raios além de não serem diminuídos pela camada, são potencializados, ainda mais, quando ficam retidos no planeta, gerando o aquecimento.

Um instrumento que regula esse problema do aquecimento global é o Protocolo de Quioto, pois visa a estabilização da concentração de gases de efeito estufa, bem como cria mecanismos para a diminuição da produção dos mesmos em diferentes partes do globo. Apesar dos problemas que os países encontram para colocá-lo em prática, bem como as dificuldades que estipulam aos países emissores de gases, o Protocolo tem ganhado atenção e passa a ser o principal instrumento para combater o problema do aquecimento global. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário