sábado, 28 de agosto de 2010

O mundo contemporâneo

Chegamos no momento atual, passamos pelo início da história e agora podemos entender melhor o mundo que vivemos. Claro que os textos eram apenas para nos situarmos onde estamos e como viemos parar aqui. É um momento onde aquela "Velha Ordem Mundial" deixa de vigorar, o mundo que temia com o holocausto nuclear passa a respirar mais aliviado e mais tranquilo, depois da Guerra Fria. É sabido que o capitalismo passa a ser o vencedor, pois a URSS havia se desfragmentado e seu regime também.

Alguns falam no início da Nova Ordem Mundial, que tinha como pilar a paz mundial, a prosperidade do sistema capitalista e a democracia. Pra mim, o mundo perfeito!!! Tudo isso seria capitaneado pelo progresso das novas inovações no setor produtivo que facilitavam a livre circulação de mercadoria. Seria esta uma época de prosperidade economica, tendo em vista os avanços da economia. O mundo estaria livre das crises economicas, pois não haveria intervenção do Estado no mercado. O problema é que isso não ocorreu...

...pois é, não rolou. Passado alguns anos depois da Guerra Fria, no dia 11 de setembro de 2001, todos sabem o que ocorreu. O WTC veio a cair e o mnudo voltou a se preocupar com outros assuntos que pautavam as agendas mundiais. As desigualdades e "diferenças" no sentido ruim da palavra rondavam a estabilidade do mundo. As diferenças que me refiro são sociais, políticas e culturais entre os países do mundo. Os seres humanos ainda não entenderam e o cenário passa a ser incerto a partir de agora, pois chegamos no presente momento e não sabemos o que poderá surgir.

É assim que resumimos o quadro. Tivemos, no fim do século XX o fim da Guerra Fria, mas no início do século XXI a Era da Incertezas. O aumento do fundamentalismo das religiões, intolerância, mudanças climáticas, crises economicas e financeiras, potencias se emancipando nuclearmente e a eminência de um novo ataque ou um novo conflito é sempre constante. Os problemas com terrorismo e segurança também assolam o mundo, narcotráfico e ataques surpresa também fazem parte do pacote de incertezas que poderemos passar. Resta-nos analisar e revisar o que foi apreendido até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário